Projetos

Projetos

Cada grupo deverá estruturar o seu trabalho escolhendo uma pessoa da sua terra, zona, investigar toda a informação disponível sobre o que caracterizar essa pessoa, bem como investigar sobre o seu percurso de vida e tudo o que a rodeou. Investigar o tempo em que a pessoa viveu, (historicamente, sociologicamente, etc.), o local onde viveu (geograficamente, historicamente, socialmente, urbanisticamente, etc.), e compará-la com outra pessoa de outro local ou do mesmo mas que faça contraponto com a primeira.

O trabalho deverá proporcionar o envolvimento de professores de diferentes disciplinas, permitindo abordagens distintas na pesquisa dos dados. A área da informática e a matemática poderão ser envolvidas para o tratamento e apresentação de resultados com gráficos e tabelas no Excel, Word e PowerPoint.

Deverá organizar-se a recolha de dados através de uma pesquisa de “Desk Research “que precisará abranger diversas fontes. Após a recolha de dados será tratada a informação.

A partir da interpretação dos resultados é elaborado um relatório, indicando as fontes.

No corrente ano letivo estão inscritas as turmas 7.º A e 9.ºA, cujos trabalhos serão respectivamente, “Padre Cruz” e “Calouste Gulbenkian”.

A Missão POWER UP é um projeto educativo da Galp Energia, de abrangência nacional, sobre eficiência no consumo de energia. A Missão POWER UP promove um concurso onde as equipas multidisciplinares terão de delinear um conjunto de ações, realizadas com base numa ficha de diagnóstico, que tenham como objetivo a promoção da eficiência do consumo energético na escola e na comunidade escolar. Os temas trabalhados neste concurso são: fontes de energia, eficiência energética, mobilidade sustentável e pegada energética.

Em conjunto, as equipas participam num concurso que premiará a implementação de várias ações concretas que promovam a eficiência energética na escola e, a longo prazo, a mudança de comportamentos neste âmbito.

No corrente ano letivo está inscrita a turma A do 8.º ano de escolaridade.

É um projecto pluridisciplinar a ser desenvolvido por professores e alunos do ensino básico e/ou secundário, envolvendo diversos professores de diferentes disciplinas, os alunos, a comunidade em que a escola está inserida, o país a que pertence e a comunidade NEPSO que promove o programa.  É um projecto desenvolvido em parceria com o Instituto Paulo Montenegro que o criou e desenvolveu no Brasil há 9 anos.

A Junior Achievement Portugal tem como missão incentivar crianças e jovens a desenvolverem competências e atitudes empreendedoras, através de programas de formação de acordo com as suas idades.

No corrente ano letivo estão inscritas as turmas PIEF B, A, B e C do 9.º ano de escolaridade, no programa “Economia para o sucesso”; a turma C do 8.º ano e as turmas A e B do 7.º ano no programa “É o meu negócio”.

Cada escola passará então a ser visitada de dois em dois anos, permitindo a que o projeto esteja em mais escolas e que seja um novo 5.º e 6.º ano a estar em contacto com o projeto sempre as visitamos.